Ore por Israel, Ore pelas Nações!! Pentecostes 2023
"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego." Romanos 1:16
Irmãs e irmãos, estou escrevendo esta postagem para encorajar todos nós a participar de um movimento mundial de oração que começa em 7 de maio de 2023. Milhões em todo o mundo se reunirão para orar pela salvação de nosso mundo. Vai de 7 de maio a Pentecostes (ou Shavuot em hebraico), 28 de maio. Estamos orando para que Deus se mova poderosamente entre o povo judeu em Israel e em todos os lugares, para que eles possam aceitar Yeshua como seu Messias. Também estamos orando para que os gentios, também conhecidos como nações ou ethnos, também venham a acreditar em Yeshua, como Romanos 1:16 declara.
Nos livros de Mateus e Atos nos é dito o que Jesus disse sobre espalhar a mensagem do Evangelho. Em Mateus 28:19, conhecido pela maioria como a Grande Comissão, Jesus diz: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Jesus está nos dizendo especificamente que devemos levar a mensagem do reino a todas as nações do mundo. Lucas nos conta ainda mais sobre o que Jesus disse em Atos 1:8 "e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra". A mensagem de Jesus como Messias trazendo o reino de Deus começa em Jerusalém e de lá se espalha para todas as nações. Jesus veio primeiro para o Seu povo, os Israelitas. Todo o ministério de Jesus estava contido dentro de Israel, e a maior parte dentro da área ao redor da Galiléia. Deus estabeleceu os Israelitas como Seu povo começando com Abraão e os formou em Êxodo. Israel deveria ser a bênção de Deus para as nações e conduzir as nações a Deus. Estes são alguns versículos explicando que:
Gênesis 12:3 "Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".
Êxodo 19:6 "vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas"
Jeremias 4:2 "se você jurar pelo nome do Senhor com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão".
Isaías 60:3 "As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer."
Israel não pôde cumprir a aliança que fez com Deus para honrá-lo e adorá-lo, mas nós, que somos chamados de gentios/nações, também não. Então, de Israel vem o Messias que salvará a ela e a nós. Isto é o que Isaías 49:6 diz: "Ele diz: "Para você é coisa pequena demais ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei.Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra"". O propósito de Deus sempre foi que Seus escolhidos O seguissem e fossem uma luz para as nações. Ele não os esqueceu nem os deixou de lado. Paulo lembra isso aos crentes gentios em Romanos 11:1 "Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma!" Continue lendo Romanos 11 e Paulo explica como nós, os crentes gentios, somos enxertados em Israel. Ele explica como quando eles retornarem e aceitarem Yeshua, haverá "vida dentre os mortos", veja Romanos 11:15.
Precisamos orar pela salvação de Israel e apoiar os crentes em Israel que estão trabalhando para levar a mensagem a Israel. Romanos 15:26-27 fala de como os crentes gentios na Macedônia (área ao redor da Grécia hoje) enviaram dinheiro aos crentes em Jerusalém para ajudá-los. Isso explica como eles se sentiram em dívida com os crentes judeus porque puderam compartilhar as bênçãos espirituais com os crentes judeus. Então os gentios queriam ajudar os crentes judeus.
Isaías 62 é a declaração de Deus de que Israel não foi esquecido; que a salvação dela ainda é importante para Ele, e está chegando! Isaías 62:6-7 afirma, "Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite.Vocês que clamam pelo Senhor não se entreguem ao repouso e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra." Este se tornou o grito do movimento de oração de milhões de pessoas que acontecerá neste mês de maio. As pessoas estão se comprometendo a orar por Israel todos os dias durante este mês e algumas a jejuar. Mas as nações não foram esquecidas. É também para os gentios. Vamos orar por Israel e pelas nações.
Se desejar mais informações, clique nos links abaixo. Ambos os sites estão em português