pt-br-Feliz Hanukkah!

24/12/2022

O que é isto? Não estamos comemorando o Natal? E o que isso tem a ver com Jesus?

Você sabia que o Hanukkah é mencionado apenas no Novo Testamento, não no Antigo Testamento? E adivinha quem estava comemorando: Jesus!! João 10:22-23 declara "Então veio Hanukkah; era inverno em Jerusalém. Yeshua estava andando no Templo ao redor da Colunata de Salomão." (Versão Árvore da Vida). Se você ler este versículo em outras traduções, pode ler-se Festival da Dedicação. A palavra hebraica Hanukkah significa dedicação. Jesus (Yeshua) estava em Jerusalém, no inverno, celebrando o Hanukkah no Templo!!! Para entender o significado disso, devemos entender do que se trata o Hanukkah. Esta é uma descrição muito breve dos eventos que cercam este festival.

O registro histórico é encontrado nos Livros dos Macabeus e nas Antiguidades Judaicas de Josefo. Por volta de 168 A.C. Antíoco IV Epifânio da Síria, um rei helenístico, estava no poder. Ele era extremamente mau e um tipo de anticristo. Ele tentou abolir a prática do judaísmo. Ele proibiu a leitura das Sagradas Escrituras (Tanakh). Ele profanou o Templo roubando os tesouros, colocando um altar para Zeus no Templo e sacrificando porcos no Templo. Ele proibiu os meninos de serem circuncidados e matou as crianças e mães que continuaram a prática. Ele forçou os judeus a comer carne de porco e iria torturá-los e depois matá-los se não o fizessem. Outras atrocidades horríveis foram cometidas por ele. Ele odiava os judeus.

Uma certa família judia conhecida como Macabeus se rebelou. Mais judeus se juntaram a eles formando um pequeno exército de cerca de 20.000. Os exércitos de Antíoco eram mais que o dobro disso. Uma série de batalhas foi travada entre o pequeno exército rebelde dos Macabeus e os exércitos de Antíoco; cada vez que os Macabeus venciam. Tudo isso foi milagroso. A batalha final resultou na retomada do controle de Jerusalém, do Templo e de Israel pelos macabeus: um milagre incrível! A tradição afirma que quando eles vieram para limpar e rededicar o Templo, encontraram apenas óleo suficiente para acender a menorá por uma noite. De acordo com os mandamentos de Deus, a menorá sempre deveria ser acesa da noite à manhã no Templo (Êxodo 27:20-21). O óleo usado para a menorá também era muito especial, feito de uma maneira específica. Por vários motivos, demorou um pouco para conseguir esse óleo. Mas o único frasco de óleo que encontraram, que deveria durar apenas uma noite, durou 8 dias até que um novo óleo estivesse disponível e/ou os sacerdotes se santificassem para o serviço no Templo. Outro milagre! Assim, Hanukkah, Festa da Dedicação, comemora uma série de milagres de Deus preservando Seu povo que não abandonaria sua fé.

Jesus, o Messias judeu, como João nos conta, estava no Templo na época do Hanukkah observando a festa no Templo onde o Senhor disse que Seu nome residiria. Então, por que devemos nos preocupar com este feriado? Porque reconhece o milagre que Deus fez para salvar Seu povo que nos traria o Salvador. Porque declara a preservação de Deus daqueles que não O abandonarão. Porque fomos enxertados na família de Abraão (Romanos 11). Porque nosso Salvador achou importante. Há tantas lições a aprender com este evento de milagres. Não se trata de óleo com duração de 8 dias. Trata-se de "Um grande milagre aconteceu lá". As letras dessa frase são representadas no pião.

Então, enquanto muitos de nós estamos tirando um tempo nesta temporada para refletir sobre o milagre do nascimento de Jesus, vamos lembrar que não se trata de um bebê em uma manjedoura. É sobre o Filho de Deus que veio para morrer na cruz, ressuscitou e que voltará em breve. Jesus, Yeshua, disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12).

Se você quiser saber mais sobre o Hanukkah e as tradições que cercam este festival, confira os links abaixo. Estes são sites de judeus messiânicos (judeus crentes em Jesus) com muita informação sobre muitos tópicos bíblicos. Mas estão em inglês.

One for Israel

Jewish Voice Ministries