pt-br-Feliz Hanukkah!
O que é isto? Não estamos comemorando o Natal? E o que isso tem a ver com Jesus?
Você sabia que o Hanukkah é mencionado apenas no Novo Testamento, não no Antigo Testamento? E adivinha quem estava comemorando: Jesus!! João 10:22-23 declara "Então veio Hanukkah; era inverno em Jerusalém. Yeshua estava andando no Templo ao redor da Colunata de Salomão." (Versão Árvore da Vida). Se você ler este versículo em outras traduções, pode ler-se Festival da Dedicação. A palavra hebraica Hanukkah significa dedicação. Jesus (Yeshua) estava em Jerusalém, no inverno, celebrando o Hanukkah no Templo!!! Para entender o significado disso, devemos entender do que se trata o Hanukkah. Esta é uma descrição muito breve dos eventos que cercam este festival.
O registro histórico é encontrado nos Livros dos Macabeus e nas Antiguidades Judaicas de Josefo. Por volta de 168 A.C. Antíoco IV Epifânio da Síria, um rei helenístico, estava no poder. Ele era extremamente mau e um tipo de anticristo. Ele tentou abolir a prática do judaísmo. Ele proibiu a leitura das Sagradas Escrituras (Tanakh). Ele profanou o Templo roubando os tesouros, colocando um altar para Zeus no Templo e sacrificando porcos no Templo. Ele proibiu os meninos de serem circuncidados e matou as crianças e mães que continuaram a prática. Ele forçou os judeus a comer carne de porco e iria torturá-los e depois matá-los se não o fizessem. Outras atrocidades horríveis foram cometidas por ele. Ele odiava os judeus.
Uma certa família judia conhecida como Macabeus se rebelou. Mais judeus se juntaram a eles formando um pequeno exército de cerca de 20.000. Os exércitos de Antíoco eram mais que o dobro disso. Uma série de batalhas foi travada entre o pequeno exército rebelde dos Macabeus e os exércitos de Antíoco; cada vez que os Macabeus venciam. Tudo isso foi milagroso. A batalha final resultou na retomada do controle de Jerusalém, do Templo e de Israel pelos macabeus: um milagre incrível! A tradição afirma que quando eles vieram para limpar e rededicar o Templo, encontraram apenas óleo suficiente para acender a menorá por uma noite. De acordo com os mandamentos de Deus, a menorá sempre deveria ser acesa da noite à manhã no Templo (Êxodo 27:20-21). O óleo usado para a menorá também era muito especial, feito de uma maneira específica. Por vários motivos, demorou um pouco para conseguir esse óleo. Mas o único frasco de óleo que encontraram, que deveria durar apenas uma noite, durou 8 dias até que um novo óleo estivesse disponível e/ou os sacerdotes se santificassem para o serviço no Templo. Outro milagre! Assim, Hanukkah, Festa da Dedicação, comemora uma série de milagres de Deus preservando Seu povo que não abandonaria sua fé.
Jesus, o Messias judeu, como João nos conta, estava no Templo na época do Hanukkah observando a festa no Templo onde o Senhor disse que Seu nome residiria. Então, por que devemos nos preocupar com este feriado? Porque reconhece o milagre que Deus fez para salvar Seu povo que nos traria o Salvador. Porque declara a preservação de Deus daqueles que não O abandonarão. Porque fomos enxertados na família de Abraão (Romanos 11). Porque nosso Salvador achou importante. Há tantas lições a aprender com este evento de milagres. Não se trata de óleo com duração de 8 dias. Trata-se de "Um grande milagre aconteceu lá". As letras dessa frase são representadas no pião.
Então, enquanto muitos de nós estamos tirando um tempo nesta temporada para refletir sobre o milagre do nascimento de Jesus, vamos lembrar que não se trata de um bebê em uma manjedoura. É sobre o Filho de Deus que veio para morrer na cruz, ressuscitou e que voltará em breve. Jesus, Yeshua, disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12).
Se você quiser saber mais sobre o Hanukkah e as tradições que cercam este festival, confira os links abaixo. Estes são sites de judeus messiânicos (judeus crentes em Jesus) com muita informação sobre muitos tópicos bíblicos. Mas estão em inglês.