Vou Comemorar o Chanucá
No ano passado postei sobre a história e o significado de Chanucá. Por favor, veja aquela postagem de 21 de dezembro de 2022. Nesta postagem, quero encorajar todos nós a lembrar este feriado que nosso Salvador Judeu celebrou. Neste momento, enquanto o resto do mundo está a tentar cancelar Chanucá e a virar as costas ao povo judeu, nós, como crentes em Jesus, deveríamos considerar abraçar este feriado e o Seu povo. Não esqueçamos que Jesus, Yeshua, foi, é e será para sempre judeu. Chanucá celebra os milagres da salvação de Deus do Seu povo contra todas as perseguições que encontraram. João 10 nos diz que Jesus estava no Templo durante a Festa da Dedicação, também chamada de Chanucá. É muito importante conhecer a história de Chanucá para uma maior compreensão do que acontece em João 10.
Primeiro, um breve lembrete dos detalhes históricos; leia o blog anterior para obter informações mais detalhadas. Foi por volta de 168 AC. Antíoco IV Epifânio era o rei helenístico selêucida que governava Israel na época. Ele foi brutal e anti-semita, torturou os judeus e profanou o Templo. Ele colocou uma estátua de Zeus, que era sua imagem, no Templo. Ele então sacrificou um porco no Templo. O nome Epifânio significa manifestação de deus. Antíoco acreditava que ele era a manifestação do deus Zeus. Ele estava se declarando como deus no Templo e exigindo que sacrifícios fossem feitos a ele. Não consigo pensar em nenhuma abominação maior. Acredita-se que este seja o cumprimento de Daniel 11:31. Pensa-se também que os Macabeus que lideraram a revolta contra o império selêucida são referenciados em Daniel 11:32 quando diz que "as pessoas que conhecem o seu Deus serão corajosas e resistirão com firmeza!" O verdadeiro milagre de Chanucá é a revolta que os Macabeus lideraram com um pequeno exército rebelde contra o enorme exército do império selêucida, ganhando batalha após batalha. Os Macabeus recuperaram a terra e rededicaram o Templo à adoração do Deus de Israel. Esse é o verdadeiro significado deste festival! O significado não é sobre o óleo durar 8 dias para acender uma menorá. O acendimento da menorá aponta para o maior milagre de Chanucá. Chanucá trata da sobrevivência do povo judeu apesar das circunstâncias por causa da soberania de Deus. Havia luz na escuridão.
Quase 200 anos depois, Jesus estava andando no Templo na Festa da Dedicação (João 10:22-23). O povo judeu está novamente sob o domínio opressivo de outro império, os romanos. O povo procura o líder militar messiânico que finalmente o libertará. Estão a recordar os dias da revolta dos Macabeus. Eles perguntam a Jesus se Ele é o Messias. Como Jesus fazia muitas vezes, Ele respondeu com uma resposta espiritual para a qual eles não estavam preparados. Ele diz que Ele e o Pai são um. A prova disso está nas boas obras que Ele realizou. E aqueles que acreditam nisso são Suas ovelhas que O ouvem e O seguem. Ele é o Messias que vem primeiro para salvar Seu povo da opressão espiritual. Trata-se de nos dedicarmos ao Deus de Israel e ao Seu Filho. E Ele nos salvará.
Escolho este Chanucá celebrá-lo em memória dos milagres que Deus realizou naqueles dias para salvar Seu povo. Celebro-o em memória de que do Seu povo veio o Seu Filho, o Messias. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Se vocês me seguirem, não vão tropeçar na escuridão, mas terão a luz da vida." João 8:12
Jesus veio primeiro para os judeus (Romanos 1:16), mas também para os palestinos, russos, paquistaneses, americanos, chineses e todas as nações. Oramos pela libertação e salvação de todas as nações.
No pião há quatro letras hebraicas que representam a afirmação: Um grande milagre aconteceu ali. (Se você mora em Israel, diz que aconteceu aqui.) Como crente em Yeshua, não só reconheço o grande milagre de libertar o povo judeu de Antíoco, como reconheço o milagre maior de Yeshua vindo para salvar a todos nós.
Veja mais recursos nos links abaixo. Feliz Chanucá!!
A Luz de Hanukkah por One for Israel
Hanukkah: Por que Jesus celebrou a Festa da Dedicação por Fellowship of Israel Related Ministries